Notícias

Eventos

Você sabe quando ir ao oftalmologista?

14 de dezembro de 2021

ATENÇÃO!

Sinais de que você precisa visitar um oftalmologista!

É fundamental ir ao oftalmologista periodicamente para cuidar da saúde dos nossos olhos, pois é um órgão muito importante e merece muita atenção. Agora, se você nunca foi a um oftalmologista, significa que é hora de marcar uma consulta! Mesmo que você não sinta nenhum sintoma ou nunca teve algum problema de visão.

A primeira consulta com um oftalmologista deve ser após o nascimento, sendo assim, é possível descobrir se há alguma malformação congênita, com o teste do olhinho. Diante disso, outra consulta importante é antes de iniciar a fase escolar, onde a criança deve passar novamente pelo especialista a fim de identificar problemas que possam atrapalhar o seu desenvolvimento, como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo ambliopia.  E por fim, consultar-se regularmente para acompanhamentos e diagnósticos processes, pois consequentemente as chances de tratamento mais eficaz são maiores.

É melhor consultar um oftalmologista regularmente para checar a saúde da sua visão do que esperar aparecer um problema mais sério, e que muitas vezes podem levar a perda da visão ou um grave comprometimento. Além disso, também existem algumas doenças oculares que não apresentam sintomas de início.

Portanto, selecionamos alguns sinais de que está na hora de visitar o oftalmologista. Se algum deles você notar que possui, não hesite em procurar o oftalmologista.

Nunca ter se consultado com um oftalmologista

Se você nunca foi, significa que é hora de marcar uma consulta! Mesmo que você não sinta nenhum sintoma ou nunca teve algum problema de visão.

Irritação nos olhos e lacrimejamento

Esses sintomas podem significar muitas coisas. Por exemplo: olho seco, sensibilidade à luz ou até mesmo a síndrome do computador.

Dores de cabeça e nos olhos

Uma dor de cabeça pode significar vários problemas e ser provocado por vários fatores. Quando essa dor se torna intensa, principalmente na região dos olhos e sobrancelha, pode ser um sinal de problema ocular. Por exemplo: fadiga ocular digital (causada pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos), alguma inflamação ocular e até mesmo glaucoma.

Baixa acuidade visual

Se você anda com dificuldade para ler, reconhecer as pessoas na rua ou enxergar placas de trânsito, você pode apresentar algum erro refrativo, por exemplo: miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Também existem outras doenças que pode reduzir a acuidade visual. Por exemplo: ceratocone ou pterígio.

Vermelhidão ou inchaço

Existem vários motivos que podem deixar os nossos olhos vermelhos ou inchados, seja por exposição a fatores externos, como: cloro e radiação solar; ou por infecções bacterianas, ou virais. Exemplos de doenças relacionadas a vermelhidão: glaucoma, uveíte, esclerite ou conjuntivite.

Visão dupla

Visão dupla pode estar ligado a vários problemas oculares. Por exemplo: problemas relacionados aos nervos ou músculos dos olhos, catarata, diferença de grau, estrabismo ou diabetes.

Variação da visão

Se você está vendo nitidamente e de repente começar a enxergar embaçado, há um problema em sua visão. Essa variação pode ser causada por: olho seco, astigmatismo, e até mesmo, em casos de pessoas com diabetes.

Forçar a vista para tentar enxergar ou movimentar o braço para tentar visualizar melhor

Se você precisa apertar seus olhos para tentar enxergar melhor, seja para ler um livro ou ver um filme, ou movimentar seu braço para conseguir visualizar melhor os objetos, isso são sintomas de que algum problema ocular pode estar ocorrendo, por exemplo: miopia e presbiopia.

Dificuldade para enxergar à noite

Se você enxerga cada vez menos quando a luz está baixa, especialmente à noite, pode ser um sinal de problemas na visão, como um início de catarata.

Dificuldade para distinguir cores

A doença ocular mais conhecida por apresentar a dificuldade de enxergar cores, é o daltonismo. Contudo, também exitem outras condições que podem alterar a capacidade de ver cores ou distinguir detalhes, por exemplo: catarata, a DMRI e o glaucoma.

Sensação de pressão nos olhos

Se você sente a sensação de que algo está pressionado o seu globo ocular, você deve procurar um oftalmologista, pois são indícios de glaucoma. Se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico, levando a cegueira.

Ter mais de 40 anos

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente apresenta algum grau de presbiopia. Além disso, também poderá apresentar catarata. Ambas são consequências do processo natural de envelhecimento do olho, que acometerá 100% das pessoas. Outra doença que pode surgir a partir dessa idade é a pressão do olho e de desenvolver glaucoma.

Histórico de diabetes ou hipertensão

O diabetes pode gerar a retinopatia diabética e outros problemas oculares. Já a hipertensão pode causa a retinopatia hipertensiva. Ambos evoluem lentamente e são assintomáticas de início, mas que progridem com o passar do tempo. Além disso, pode desencadear outras doenças oftalmológicas, e se não tratado a tempo, pode levar à cegueira como fase final.

Já faz mais de um ano desde a sua última consulta e o tempo determinado entre visitas não deve ser ignorado

Assim como em qualquer outro médico, você deve visitar seu oftalmologista regularmente, ao menos uma vez no ano ou conforme orientação médica. Esta é a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus olhos

Se você apresentou um (ou vários) desses sinais ou mesmo que não tenha sentido, mas nunca foi ou faz tempo desde a sua última consulta, agora você já sabe quando ir ao oftalmologista! Para ficar em dia com a saúde dos seus olhos, não deixe de consultar periodicamente.

E para mais dúvidas não perca a nossa Live no dia 16.12 às 20h  no insta da Forla  com a Dra. Denisse Abularach. Formada em Medicina pela Universidade Católica Boliviana, a Dra. Denisse fez especialização em oftalmologia no Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia – RJ, e possui cursos de aperfeiçoamento em oftalmologia no Centro de Oftalmologia Barraquer – Barcelona – Espanha e No Nouvel Hôpital Civil – Strasbourg – França

NÃO PERCA!
compartilhe
Burocracia Zero!
WhatsApp 53 98105.2228

#sejaforla

encontre nossas unidades